Campanha
de Combate
ao Contrabando
de Cigarros

DownConheça a nossa estratégia.

O Problema

O contrabando de cigarros, nos últimos anos, passou a ser feito pelo crime organizado, trazendo consequências para toda a sociedade, para fumantes e não fumantes.

Por outro lado, o brutal aumento da carga tributária do cigarro brasileiro, além de não contribuir para a diminuição do consumo faz com que usuários migrem para o cigarro contrabandeado, muito mais barato.

Down

Nossa proposta era ousada: estabelecer uma comunicação verdadeira e contundente com a opinião pública, abrindo os olhos para uma realidade que ninguém estava enxergando.

Na busca dessa comunicação verdadeira, demos um primeiro passo que parecia impossível: entramos em uma das maiores comunidades de São Paulo e entrevistamos um dos líderes do crime organizado.

O material colhido foi tão importante que serviu de base para toda a campanha de comunicação.

O Documentário

Assista ao documentário da campanha.

O Resultado

No final de 2016, o aumento dos impostos federais e do Estado de São Paulo que estava previsto para o setor não aconteceu.

Pesquisas feitas antes e depois das ações de comunicação mostraram uma inversão impressionante na percepção da sociedade sobre o contrabando de cigarros.

Resposta à pergunta: você sabe quem faz o contrabando de cigarros?

  • Antes da campanha:

    Crime organizado: 18%
  • Depois da campanha:

    Crime organizado: 34%

Resposta à pergunta: você é a favor ou contra o aumento de impostos do cigarro?

  • Antes da campanha:

    A favor do aumento de impostos: 59% Contra o aumento de impostos: 39%
  • Depois da campanha:

    Contra o aumento de impostos: 67%

Equipe

  • Paulo Vasconcelos
  • Sérgio Torres
  • Julia Innecco Gerente de Atendimento
  • Andrea Loureiro Mídia
  • Webcitzen/Zubb
  • D7 Filme